APLICAÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO ESPECIAL PARA A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA E DA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Adele Emília Schlukat Pimentel
  • Fabiane Regina Geraldes Moreira Marques
  • Hosana de Queiroz Mariano
  • Iraneide Targino Bastos
  • Líbia Raquel Gomes Vicente Ribeiro
  • Lucilda Alves Moraes Moreira
  • Rita de Cássia da Costa Sousa Almeida
  • Wedna Lima de Ataides

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-269

Palavras-chave:

Educação Especial, Inclusão Escolar, Metodologias Ativas, Protagonismo Discente, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, com foco na promoção da inclusão escolar e do protagonismo discente na educação básica. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho teórico-bibliográfico, baseada na análise de publicações contemporâneas que tratam da aplicação prática dessas metodologias no contexto da educação especial. Busca-se evitar abordagens centradas nos fundamentos filosóficos das pedagogias ativas, como as formulações clássicas de Dewey, concentrando-se nas práticas e estratégias pedagógicas concretas, como sala de aula invertida, gamificação e aprendizagem baseada em projetos. Os resultados da pesquisa indicam que a adoção de metodologias ativas favorece o desenvolvimento da autonomia dos estudantes com deficiência, amplia as possibilidades de participação nas atividades escolares e contribui para a construção de ambientes inclusivos. Conclui-se que, embora persistam desafios estruturais e formativos, a implementação de metodologias ativas oferece caminhos promissores para uma educação mais equitativa e responsiva à diversidade.

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Pimentel, A. E. S., Marques, F. R. G. M., Mariano, H. de Q., Bastos, I. T., Ribeiro, L. R. G. V., Moreira, L. A. M., Almeida, R. de C. da C. S., & de Ataides, W. L. (2025). APLICAÇÕES DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO ESPECIAL PARA A PROMOÇÃO DA AUTONOMIA E DA INCLUSÃO ESCOLAR. Revista De Geopolítica, 16(5), e1130. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-269