ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E COMBATE ÀS DESIGUALDADES

Autores

  • Jaques José da Silva Souza
  • Carliene de Souza Santos Aguiar
  • Flávia Tereza Correa Sousa Rodrigues
  • Luciana Patrícia da Silva Frutuoso
  • Márcio Silva da Conceição
  • Maria de Lourdes Alves
  • Douglas Almeida Santiago da Silva
  • Jadson Justi
  • Rafael dos Santos Nardotto

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-271

Palavras-chave:

Alfabetização de Adultos, Inclusão Social, Desigualdades Educacionais, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

A alfabetização de adultos constitui instrumento fundamental de inclusão social e combate às desigualdades no contexto brasileiro contemporâneo. A persistência do analfabetismo entre a população adulta perpetua estruturas de exclusão educacional, limitando oportunidades de inserção profissional, participação política e exercício pleno da cidadania. Este estudo analisa a alfabetização de adultos como mecanismo estratégico de emancipação e transformação social, investigando suas dimensões pedagógicas, políticas e sociais. A metodologia adota abordagem qualitativa de natureza aplicada, com objetivo exploratório-descritivo, utilizando entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Os resultados evidenciam quatro dimensões centrais: desafios estruturais relacionados à infraestrutura inadequada e formação docente insuficiente; exclusão digital como fator que aprofunda desigualdades educacionais; dimensões de gênero que revelam a alfabetização como processo de empoderamento feminino; e memória histórica das políticas educacionais que reproduzem modelos assistencialistas. As conclusões indicam que a alfabetização de adultos transcende a aquisição técnica de habilidades, configurando-se como direito humano fundamental e investimento estratégico para construção de sociedades mais justas, democráticas e inclusivas, exigindo políticas públicas integradas e intersetoriais.

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Publicado

2025-12-12

Como Citar

Souza, J. J. da S., Aguiar, C. de S. S., Rodrigues, F. T. C. S., Frutuoso, L. P. da S., da Conceição, M. S., Alves, M. de L., da Silva, D. A. S., Justi, J., & Nardotto, R. dos S. (2025). ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL E COMBATE ÀS DESIGUALDADES. Revista De Geopolítica, 16(5), e1133. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-271