COLABORAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS PROCESSOS DE NEGÓCIO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL

Autores

  • Diego Milnitz
  • Monica Maria Mendes Luna

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-003

Palavras-chave:

Cadeia de Suprimentos, Colaboração, Integração de Processos, Modelo Conceitual, Resiliência

Resumo

A crescente complexidade das cadeias de suprimentos tem ampliado a necessidade de compreender como colaboração e integração de processos de negócio se relacionam para gerar valor e competitividade. A literatura mostra avanços importantes na definição de processos-chave e de construtos de colaboração, mas ainda são escassos os estudos que analisam de forma integrada a influência desses elementos. Este artigo tem como objetivo propor um modelo conceitual que explique como a colaboração pode afetar positivamente a integração dos processos de negócio na cadeia de suprimentos. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma revisão sistemática da literatura, contemplando modelos clássicos (GSCF, SCOR, Handfield & Nichols, Srivastava e Melnyk) e contribuições recentes sobre colaboração interorganizacional. Como resultados, foram identificados oito processos de negócio fundamentais (relacionamento com clientes, serviço ao cliente, demanda, pedidos, manufatura, fornecedores, desenvolvimento de produtos e devoluções) e quatro construtos antecedentes à colaboração (alinhamento interno, confiança no parceiro, cultura colaborativa e orientação para parceria). Esses elementos foram organizados em um modelo conceitual sustentado por cinco hipóteses que evidenciam como a colaboração potencializa a integração dos processos. A principal contribuição do estudo é oferecer uma estrutura teórica robusta, que pode orientar futuras pesquisas empíricas com métodos quantitativos (SEM, PLS) e apoiar gestores na implementação de práticas colaborativas mais eficazes. Conclui-se que compreender a relação entre colaboração e integração é essencial para fortalecer a resiliência e a competitividade das cadeias de suprimentos, sobretudo em um cenário marcado por transformações digitais, sustentabilidade e dinâmicas globais complexas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AKKERMANS, H.; BOGERD, P.; VAN DOREMALEN, J. Travail, transparency and trust: A case study of computer-supported collaborative supply chain planning in high-tech electronics. European Journal of Operational Research, v. 153, n. 2, p. 445–456, 2004.

ALVES FILHO, A. G. et al. Pressupostos da gest{ã}o da cadeia de suprimentos: evid{ê}ncias de estudos sobre a ind{ú}stria automobil{’i}stica. Gest{ã}o & Produ{ç}{ã}o, v. 11, n. 3, p. 275–288, 2004.

ARAGÃO, A. B. DE et al. Modelo de an{á}lise de cadeias de suprimentos: fundamentos e aplica{ç}{ã}o {à}s cadeias de cilindros de GNV. Gest{ã}o & Produ{ç}{ã}o, v. 11, n. 3, p. 299–311, 2004.

BAIHAQI, I.; SOHAL, A. S. The impact of information sharing in supply chains on organisational performance: an empirical study. Production Planning & Control, v. 24, n. 8–9, p. 743–758, 2013.

BARRATT, M. Understanding the meaning of collaboration in the supply chain. Supply Chain Management: an international journal, v. 9, n. 1, p. 30–42, 2004.

BORNIA, A. C.; LORANDI, J. A. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM) Uma estrutura conceitual. Revista da FAE, v. 14, n. 1, p. 92–109, 2016.

BOWERSOX, D. J. et al. Gest{ã}o da cadeia de suprimentos e log{’i}stica. [s.l.] Elsevier, 2008.

BUENO, B. Inova{ç}{ã}o Colaborativa: uma abordagem aberta no desenvolvimento de novos produtos/Collaborative Innovation: an open approach in the development of new products/Innovaci{ó}n Colaborativa: un abordaje abierto en el desarrollo de nuevos productos. RAE, v. 52, n. 5, p. 517–530, 2012.

CAI, S. et al. Knowledge sharing in collaborative supply chains: twin effects of trust and power. International Journal of Production Research, v. 51, n. 7, p. 2060–2076, 2013.

CAO, M.; ZHANG, Q. Supply chain collaboration: Impact on collaborative advantage and firm performance. Journal of Operations Management, v. 29, n. 3, p. 163–180, 2011.

CROXTON, K. L. et al. The Supply Chain Management Processes. The International Journal of Logistics Management, v. 12, n. 2, p. 13–36, 2001.

DAUGHERTY, P. J. et al. Is collaboration paying off for firms? Business Horizons, v. 49, n. 1, p. 61–70, 2006.

DE CASTRO HILSDORF, W.; ROTONDARO, R. G.; PIRES, S. R. I. Integra{ç}{ã}o de processos na cadeia de suprimentos e desempenho do servi{ç}o ao cliente: um estudo na ind{ú}stria cal{ç}adista de Franca. Gest{ã}o & Produ{ç}{ã}o, 2009.

DE MATTOS, C. A.; LAURINDO, F. J. B. Colabora{ç}{ã}o eletr{ô}nica na gest{ã}o da cadeia de suprimentos: um estudo em empresas de manufatura no Brasil. Revista ESPACIOS| Vol. 37 (N{o} 03) A{ñ}o 2016, 2016.

DOUKIDIS, G. I. et al. A conceptual framework for supply chain collaboration: empirical evidence from the agri-food industry. Supply Chain Management: an international journal, v. 12, n. 3, p. 177–186, 2007.

ELLINGER, A. E. Improving marketing/logistics cross-functional collaboration in the supply chain. Industrial marketing management, v. 29, n. 1, p. 85–96, 2000.

FAWCETT, S. E.; MAGNAN, G. M.; OGDEN, J. A. Achieving world-class supply chain collaboration: Managing the transformation. Institute for Supply Management, Tempe, AZ, 2007.

FAWCETT, S. E.; MAGNAN, G. M.; WILLIAMS, A. J. Supply chain trust is within your grasp. SUPPLY CHAIN MANAGEMENT REVIEW, V. 8, NO. 2 (MAR. 2004), P. 20-26: ILL, v. 8, n. 2, 2004.

FLYNN, B. B.; HUO, B.; ZHAO, X. The impact of supply chain integration on performance: A contingency and configuration approach. Journal of operations management, v. 28, n. 1, p. 58–71, 2010.

FRIEDLI, T.; KURR, M. A.; CAMP, R. C. Success factors for collaboration management in manufacturing companies. International Journal of Services and Operations Management, v. 2, n. 3, p. 203–221, 2006.

HADAYA, P.; CASSIVI, L. The role of joint collaboration planning actions in a demand-driven supply chain. Industrial Management & Data Systems, v. 107, n. 7, p. 954–978, 2007.

HAIR, J. F. et al. An{á}lise multivariada de dados. [s.l.] Bookman Editora, 2009.

HANDFIELD, R. B.; NICHOLS, E. L. Supply chain redesign: Transforming supply chains into integrated value systems. [s.l.] FT Press, 2002.

HANDFIELD, R. B.; NICHOLS, E. L. Key issues in global supply base management. Industrial Marketing Management, v. 33, n. 1, p. 29–35, 2004.

IRELAND, R.; BRUCE, R. CPFR: only the beginning of collaboration. Supply chain management review, v. 4, n. 4, p. 80–88, 2000.

JAYARAM, J. .; PATHAK, S. . A holistic view of knowledge integration in collaborative supply chains. International Journal of Production Research, v. 51, n. 7, p. 1958–1972, 2013.

KANDA, A.; DESHMUKH, S. G.; OTHERS. Supply chain coordination: perspectives, empirical studies and research directions. International journal of production Economics, v. 115, n. 2, p. 316–335, 2008.

KIECKBUSCH; RAFAEL ERNESTO. Cadeias de suprimentos da indústria têxtil e de confecções do médio vale do itajaí: comparativo entre a realidade encontrada e os referenciais teóricos. [s.l.] Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.

KOHLI, A. S.; JENSEN, J. B. Assessing effectiveness of supply chain collaboration: an empirical study. Supply chain forum: An international journal. Anais...2010

KUMAR, G.; NATH BANERJEE, R. Collaboration in supply chain: An assessment of hierarchical model using partial least squares (PLS). International Journal of Productivity and Performance Management, v. 61, n. 8, p. 897–918, 2012.

KUMAR, G.; NATH BANERJEE, R. Supply chain collaboration index: an instrument to measure the depth of collaboration. Benchmarking: An International Journal, v. 21, n. 2, p. 184–204, 2014.

LAMBERT, D. M. Supply chain management: processes, partnerships, performance. [s.l.] Supply Chain Management Inst, 2008.

LAMBERT, D. M.; COOPER, M. C. Issues in Supply Chain Management. Industrial Marketing Management, v. 29, n. 1, p. 65–83, 2000.

LAMBERT, D. M.; COOPER, M. C.; PAGH, J. D. Supply Chain Management: Implementation Issues and Research Opportunities. International Journal of Logistics Management, v. 9, n. 2, p. 1–19, 1998.

LAMBERT, D. M.; KNEMEYER, A. M. We’re in this together. Harvard business review, v. 82, n. 12, p. 114–124, 2004.

LEE, H. L.; PADMANABHAN, V.; WHANG, S. Information distortion in a supply chain: the bullwhip effect. Management science, v. 50, n. 12_supplement, p. 1875–1886, 2004.

LIKER, J. K.; CHOI, T. Y. Building deep supplier relationships. Harvard business review, v. 82, n. 12, p. 104–113, 2004.

MELNYK, S. A.; STANK, T. P.; CLOSS, D. J. Supply chain management at Michigan State University: the journey and the lessons learned. Production and Inventory Management Journal, v. 41, n. 3, p. 13, 2000.

MIN, S. et al. Supply chain collaboration: what’s happening? The international journal of logistics management, v. 16, n. 2, p. 237–256, 2005.

NYAGA, G. N.; WHIPPLE, J. M.; LYNCH, D. F. Examining supply chain relationships: do buyer and supplier perspectives on collaborative relationships differ? Journal of Operations Management, v. 28, n. 2, p. 101–114, 2010.

RAMANATHAN, U.; GUNASEKARAN, A. Supply chain collaboration: Impact of success in long-term partnerships. International Journal of Production Economics, v. 147, p. 252–259, 2014.

SANTOS, A. C. DOS. Modelo de refer{ê}ncia para o processo de desenvolvimento de produtos em um ambiente de SCM. 2008.

SCAVARDA, L. F.; HAMACHER, S.; PIRES, S. A model for SCM analysis and its application. Brazilian Journal of Operations and Production Management, v. 1, n. 2, p. 16–32, 2004.

SIMATUPANG, T. M.; SRIDHARAN, R. The collaboration index: a measure for supply chain collaboration. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 35, n. 1, p. 44–62, 2005.

SRIVASTAVA, R. K.; SHERVANI, T. A.; FAHEY, L. Marketing, business processes, and shareholder value: An organizationally embedded view of marketing activities and the discipline of marketing. The Journal of Marketing, p. 168–179, 1999.

STANK, T. P.; DAUGHERTY, P. J.; ELLINGER, A. E. Marketing/logistics integration and firm performance. The International Journal of Logistics Management, v. 10, n. 1, p. 11–24, 1999.

STEWART, G. Supply-chain operations reference model (SCOR): the first cross-industry framework for integrated supply-chain management. Logistics information management, v. 10, n. 2, p. 62–67, 1997.

ZACHARIA, Z. G.; NIX, N. W.; LUSCH, R. F. An analysis of supply chain collaborations and their effect on performance outcomes. Journal of business logistics, v. 30, n. 2, p. 101–123, 2009.

ZACHARIA, Z. G.; NIX, N. W.; LUSCH, R. F. Capabilities that enhance outcomes of an episodic supply chain collaboration. Journal of Operations Management, v. 29, n. 6, p. 591–603, 2011.

ZAHEER, A.; MCEVILY, B.; PERRONE, V. Does trust matter? Exploring the effects of

interorganizational and interpersonal trust on performance. Organization science, v. 9, n. 2, p. 141–159, 1998.

Downloads

Publicado

2025-10-06

Como Citar

Milnitz , D., & Luna , M. M. M. (2025). COLABORAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS PROCESSOS DE NEGÓCIO NA CADEIA DE SUPRIMENTOS: PROPOSIÇÃO DE UM MODELO CONCEITUAL. Revista De Geopolítica, 16(5), e740 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-003