ESTUFA ESCOLAR COMO LABORATÓRIO VIVO: ESTRATÉGIA PARA SENSIBILIZAÇÃO E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Núbia Cristina Geraldo dos Santos
  • Clélio Rodrigo Paiva Rafael
  • Ronald Assis Fonseca
  • Márcia Meryllis Alves Pereira
  • Lidiane Hott de Fúcio Borges
  • Natália Batista Rodrigues
  • Camila Luci Soares Martins
  • Thásia Rachell Maia Morais

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-090

Palavras-chave:

Horta Escolar, Educação Ambiental, Laboratório Vivo

Resumo

A utilização de estufas e hortas escolares consiste em uma prática voltada ao aprendizado interdisciplinar a partir de laboratórios vivos. O desenvolvimento dessas estruturas oportuniza que professores ensinem parte de seus conteúdos escolares associados ao saber ambiental, atingindo assim, uma educação ambiental holística e transversal. Considerando esses benefícios e as possibilidades de implantação de uma estufa escolar na Sociedade Educacional de Itaúna – SEI-ANGLO, a pesquisa objetivou desenvolver métodos para implantação e utilização de uma estufa escolar, tendo como principais eixos norteadores aspectos pedagógicos e a interdisciplinaridade. Para isso, recorreu-se ao desenvolvimento de um método que possibilitasse a participação de toda a comunidade escolar, bem como de parte da comunidade externa. O projeto foi organizado em seis etapas que abrangeu desde a coleta dos materiais para a estufa até os processos de desenvolvimento, utilização e manutenção. Com isso, após o desenvolvimento da estufa ela foi utilizada como laboratório natural em todas as disciplinas da escola, fazendo uma inter-relação entre os conteúdos escolares e as questões ambientais, possibilitando uma formação ambiental diferente das abordagens convencionais baseados em sala de aula, estimulando uma consciência cidadã, onde o aluno percebe que é parte integrante do ambiente que ele vive.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

1. ARDOIN, Nicole M.; BOWERS, Alison W.; GAILLARD, Estelle. Resultados da educação ambiental para a conservação: uma revisão sistemática. Conservação Biológica, v. 241, p. 108224, 2020.

2. Brasil. Lei Federal N° 9.795, de 27 de abril de 1999. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF.

3. CORRÊA, Aline Rafaela Ferreira. Os direitos fundamentais do trabalhador como limitação do poder diretivo do empregador na relação de emprego. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 1, n. 1, 2019.

4. COSTA, Júlio Resende et al. Educação básica pública em tempos de pandemia: um ensaio sobre a garantia da igualdade no acesso à educação. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 3, n. 1, 2020.

5. FONSECA, R. A; LIMA, K.F. Reflexões e práticas sobre educação ambiental. Desnível em:<https://www.pimentacultural.com/livro/reflexoes-praticas>. Acesso em: 06 agosto. 2022.

6. FERREIRA, William José; SANTOS, Cristiane Lelis dos. O ensino híbrido no ensino superior: vantagens, potencialidades e desafios. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 3, n. 1, 2023.

7. RESENDE, A. de O. E. et al. Uma perspectiva analítica acerca da saúde mental do trabalhador. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 1, n. 1, p. 11, 2019.

8. RODRIGUES, Marilene Nunes. O pedagogo e a diversidade de atuação: relacionando opiniões. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 3, n. 1, 2018.

9. RAFAEL, Clélio Rodrigo Paiva et al. Qualidade físico-química entre sistema de tratamento de água e áreas de vulnerabilidade. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 4, p. e3747-e3747, 2024.

10. RAFAEL, Candyce Mabelle Paiva et al. O Geoprocessamento, a Territorialização e o Cadastramento como Ferramentas de Unificação do Trabalho de Agentes de Saúde e Potencialização das Práticas de Cuidado no Território. RENOTE, v. 22, n. 2, p. 422-429, 2024.

11. RAFAEL, Clélio Rodrigo Paiva et al. Integração Multidisciplinar na Atenção Primária à Saúde: desafios e perspectivas dos agentes de saúde no programa saúde com agente. RENOTE, v. 22, n. 2, p. 553-560, 2024.

12. SOUZA, Gessymar Nazaré Silva; LOPES, Vinicius Souza Zorzan. Descarte correto de medicamentos nas farmácias: uma abordagem ecologicamente correta. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 3, n. 1, 2023.

13. SOUZA, Josiana Gonçalves. Análise técnica locacional e socioambiental da área de disposição final de resíduos sólidos urbanos de São João do Oriente–MG. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 2, n. 1, 2018.

14. SOUZA, Sarah Elizabeth Pimenta de. Monitoramento Lagoa Central–Ipaba/MG: índice de qualidade de água e estado trófico. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 2, n. 1, 2018.

15. GUEDES, Luciana Ulhôa; ALVIM, Júlio Cesar; MACIEL, Verlaine Azevedo. Compartilhando experiências na utilização de metodologias de aprendizagem ativa: Faculdade Única e escolas públicas do Vale do Aço. ÚNICA Cadernos Acadêmicos, v. 1, n. 1, 2019.

16. MACIEL, Karoline Farias Koloszuki et al. A horta móvel de mandalas como ferramenta de educação ambiental em uma escola infantil do sul do Brasil. Journal of Cleaner Production, v. 331, p. 129913, 2022.

17. VITA, Gibran et al. O impacto ambiental dos cenários de consumo e estilos de vida sustentáveis na Europa: conectando as visões locais de sustentabilidade às consequências globais. Economia ecológica, v. 164, p. 106322, 2019.

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

dos Santos , N. C. G., Rafael, C. R. P., Fonseca, R. A., Pereira, M. M. A., Borges, L. H. de F., Rodrigues, N. B., Martins , C. L. S., & Morais, T. R. M. (2025). ESTUFA ESCOLAR COMO LABORATÓRIO VIVO: ESTRATÉGIA PARA SENSIBILIZAÇÃO E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS. Revista De Geopolítica, 16(4), e735 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-090