ECOCÍDIO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: POTENCIALIDADES DE DEBATE A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 7º ANO
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-068Palavras-chave:
Amazônia, Ecocídio, Geografia Escolar, Questões AmbientaisResumo
O ecocídio é considerado um crime contra a humanidade, visto que a devastação dos recursos naturais atinge o planeta Terra nas diferentes escalas geográficas e em diferentes intensidades. Sendo assim, tal temática merece na Geografia Escolar, visto sua história imbricada nos debates ambientais. Partindo da contextualização posta, este trabalho tem como objetivo refletir e apresentar sobre como podemos pensar em abordar o ecocídio na Amazônia brasileira a partir do livro didático de Geografia do 7º ano. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, constituindo-se também em uma pesquisa descritiva e exploratória. O livro didático selecionado para a análise foi o “Geografia: Território e Sociedade” do 7º ano, da Editora Saraiva (2018). Foi selecionado os capítulos em que o debate ambiental sobre a Amazônia ganhava ênfase, a dizer: Capítulo 15 “A organização do Espaço da Amazônia” e o Capítulo 16, “Dinâmicas da Natureza na Amazônia”. Como resultados, constatou-se que o livro didático aborda de forma coerente e crítica sobre os problemas socioambientais no território amazônico, apesar de em nenhum momento utilizar a palavra ecocídio. No mais, cabe ao professor pensar em estratégias pedagógicas para abordar tal temática utilizando de diferentes recursos, como charges, maquetes e imagens.
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