ENTRE A LICENCIATURA E A SEGUNDA GRADUAÇÃO: O CURSO DE PEDAGOGIA NAS DISPUTAS EPISTEMOLÓGICAS E CURRICULARES NO BRASIL (2006-2024)
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-038Palavras-chave:
Formação de Professores, Pedagogia, Segunda Graduação, Currículo, Diretrizes CurricularesResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativo e documental sobre a segunda licenciatura em Pedagogia no Brasil. A análise concentrou-se em produções acadêmicas (teses, dissertações e artigos) publicadas entre 2006 e 2024, bem como nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia (Resoluções CNE/CP nº 1/2006, nº 2/2015, nº 2/2019 e nº 4/2024). O estudo, fundamentado na pedagogia histórico-crítica (Saviani, 2021) e orientado pela técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2016), evidenciou tensões entre projetos de formação docente pautados pela unidade entre teoria e prática e pela valorização do trabalho pedagógico, de um lado, e propostas vinculadas à pedagogia das competências, de outro. Conclui-se que a segunda graduação em Pedagogia tem assumido significados contraditórios: ora como política de certificação e flexibilização, ora como possibilidade de ressignificação crítica da docência.
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