SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE DEBORD E BAUMAN SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE

Autores

  • Adriani Pereira
  • Laura Daiana Oliveira Silva
  • Aparecida Favoreto

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-072

Palavras-chave:

Sociedade do Espetáculo, Modernidade Líquida, Mídias, Desafios Educacionais

Resumo

O comportamento dos indivíduos na atualidade apresenta muitas nuances que chamam a atenção, principalmente a necessidade que se tem de se colocar no centro do consumo e da visibilidade midiática, desenvolvendo a vida como em um palco de espetáculos, impulsionados pelo modo de vida capitalista. Essa espetacularização não é recente, como apresentada na obra de Debord, mas responde às mudanças cada vez mais velozes em um ambiente altamente volátil e incerto, como apresentado pelas considerações de Bauman. Faz-se necessário o entendimento dessas peculiaridades para tomar consciência do que está acontecendo com a educação e o que se espera dos educadores frente a esses dilemas. Este artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, apresenta a correlação dos pensamentos centrais desses dois autores consagrados como fomento para uma reflexão sobre os desafios da educação no contexto da pós-modernidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. (Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário. Rio de Janeira: Zahar: 2010.

______. Modernidade líquida. Rio de Janeira: Zahar: 2001.

______. Sobre educação e juventude. Rio de Janeira: Zahar: 2013.

______. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeira: Zahar: 2022.

CAMPBELL, Colin. Eu compro, logo existo: as bases metafísicas do consumo moderno. In: BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin. (Org.). Cultura, consumo e identidade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. p.

CAZAVECHIA, William. A educação na sociedade do espetáculo. São Paulo: Dialética, 2023.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christina. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo, 2016.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1988.

DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004.

FAVORETO, Aparecida; OLIVEIRA, Renata Hoeflich Damaso de; FIGUEIREDO, Ireni Marilene Zago. O ser, o ter e o aparecer ter: reflexões sobre a relação entre a educação e a constituição da identidade social. Diálogos Pertinentes – Revista Científica de Letras. v. 17, n. 2, p. 156-175. jul./dez. 2021. Disponível em: https://publicacoes.unifran.br/index.php/dialogospertinentes/article/view/3733 . Acesso em: 12 set. 2025.

FROMM, Erich. Ter ou ser? 2. ed. Lisboa: Presença, 2002.

MACEDO, Lídia Suzana Rocha de; SILVEIRA, Amanda da Costa da. Self: Um Conceito em Desenvolvimento. Revista Paidéia. Revisão Sistemática da Literatura. mai-ago. 2012, Vol. 22, No. 52, 281-289. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2012000200014. Disponível em: https://revistas.usp.br/paideia/article/view/48010. Acesso em: 11 set. 2025.

MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011.

POISK, Camila Casotti; TORRENTES, José Vinícius; FAVORETO, Aparecida. A Construção da Identidade sob as Óticas de Bakhtin, Bauman e Maffesoli. In: Revista Thêma et Scientia. p. 27-39. 2023. Disponível em: https://themaetscientia.fag.edu.br/index.php/RTES/article/view/1615/1487

Acesso em: 10 set. 2025.

SOUZA, Farney Vinícius Pinto. Adoecimento mental e o trabalho do professor: um estudo de caso na rede pública de ensino. In: Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2018, p. 103-117.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Pereira, A., Silva, L. D. O., & Favoreto, A. (2025). SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE DEBORD E BAUMAN SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE. Revista De Geopolítica, 16(4), e711. https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-072