SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE DEBORD E BAUMAN SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-072Palavras-chave:
Sociedade do Espetáculo, Modernidade Líquida, Mídias, Desafios EducacionaisResumo
O comportamento dos indivíduos na atualidade apresenta muitas nuances que chamam a atenção, principalmente a necessidade que se tem de se colocar no centro do consumo e da visibilidade midiática, desenvolvendo a vida como em um palco de espetáculos, impulsionados pelo modo de vida capitalista. Essa espetacularização não é recente, como apresentada na obra de Debord, mas responde às mudanças cada vez mais velozes em um ambiente altamente volátil e incerto, como apresentado pelas considerações de Bauman. Faz-se necessário o entendimento dessas peculiaridades para tomar consciência do que está acontecendo com a educação e o que se espera dos educadores frente a esses dilemas. Este artigo, por meio de pesquisa bibliográfica, apresenta a correlação dos pensamentos centrais desses dois autores consagrados como fomento para uma reflexão sobre os desafios da educação no contexto da pós-modernidade.
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