O MODELO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA COREIA DO SUL: LIÇÕES PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-280Palavras-chave:
Educação Comparada, Políticas Educacionais, Modelo Sul-Coreano, Reforma EducacionalResumo
O modelo de educação básica da Coreia do Sul destaca-se internacionalmente por seu alto desempenho, equidade e rigor curricular, contrastando com os persistentes desafios do sistema educacional brasileiro. Este estudo analisa lições do modelo sul-coreano que possam inspirar reformas contextualizadas no Brasil no século XXI. A justificativa reside na necessidade de superar a estagnação dos indicadores educacionais nacionais mediante aprendizado crítico com experiências exitosas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada em análise temática de fontes científicas e documentos oficiais dos últimos dez anos. Os resultados indicam que o sucesso sul-coreano assenta-se em quatro pilares interdependentes: valorização profissional docente com formação rigorosa, coerência curricular alinhada a expectativas claras, atuação estratégica do Estado e cultura social voltada para o esforço acadêmico. Em contraste, o Brasil apresenta fragilidades sistêmicas nesses domínios, marcadas por descontinuidade política e desigualdade. Conclui-se que a transformação da educação básica brasileira exige mais do que recursos financeiros: demanda um pacto nacional pela excelência, equidade e continuidade, elementos centrais no caminho trilhado pela Coreia do Sul.
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