O MODELO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA COREIA DO SUL: LIÇÕES PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI

Autores

  • Luiz Fernando Calaça Silva
  • Carliene de Souza Santos Aguiar
  • Eliézer Sabino Ribeiro
  • Cibely Maria Ferreira de Abreu
  • Marilac Magela dos Santos
  • Paulina Alves da Silva
  • Márcio Silva da Conceição
  • Aleandro Miranda Machado
  • Herto Alves de Miranda

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-280

Palavras-chave:

Educação Comparada, Políticas Educacionais, Modelo Sul-Coreano, Reforma Educacional

Resumo

O modelo de educação básica da Coreia do Sul destaca-se internacionalmente por seu alto desempenho, equidade e rigor curricular, contrastando com os persistentes desafios do sistema educacional brasileiro. Este estudo analisa lições do modelo sul-coreano que possam inspirar reformas contextualizadas no Brasil no século XXI. A justificativa reside na necessidade de superar a estagnação dos indicadores educacionais nacionais mediante aprendizado crítico com experiências exitosas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada em análise temática de fontes científicas e documentos oficiais dos últimos dez anos. Os resultados indicam que o sucesso sul-coreano assenta-se em quatro pilares interdependentes: valorização profissional docente com formação rigorosa, coerência curricular alinhada a expectativas claras, atuação estratégica do Estado e cultura social voltada para o esforço acadêmico. Em contraste, o Brasil apresenta fragilidades sistêmicas nesses domínios, marcadas por descontinuidade política e desigualdade. Conclui-se que a transformação da educação básica brasileira exige mais do que recursos financeiros: demanda um pacto nacional pela excelência, equidade e continuidade, elementos centrais no caminho trilhado pela Coreia do Sul.

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

Silva, L. F. C., Aguiar, C. de S. S., Ribeiro, E. S., de Abreu, C. M. F., dos Santos, M. M., da Silva, P. A., da Conceição, M. S., Machado, A. M., & de Miranda, H. A. . . (2025). O MODELO DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA COREIA DO SUL: LIÇÕES PARA O BRASIL NO SÉCULO XXI. Revista De Geopolítica, 16(5), e1143. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-280