REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-028Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Ensino Fundamental, Tecnologias Digitais, Recursos InterativosResumo
As tecnologias digitais têm se tornado cada vez mais presentes na Educação, exigindo do professor constante adaptação e ressignificação dos processos pedagógicos. Este estudo analisa o uso da Realidade Aumentada no Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, com foco nas potencialidades e desafios apontados por diferentes autores, a partir de uma abordagem exploratória e qualitativa. Foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura em duas bases de dados: o Portal de Periódicos da CAPES e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os critérios de inclusão consideraram trabalhos publicados em língua portuguesa entre 2015 e 2024, com uso dos descritores “realidade aumentada” AND “ensino de ciências” AND “ensino fundamental”. A busca inicial identificou 39 publicações, das quais 12 foram selecionadas por atenderem aos critérios estabelecidos. Observou-se que a Realidade Aumentada ainda é pouco explorada na área, sendo comum o uso em relatos de experiências com conteúdos como Corpo Humano, Sistema Solar e Meio Ambiente. As tecnologias mencionadas incluem aplicativos, páginas web e softwares específicos. Embora os estudos destaquem benefícios como maior engajamento e potencial de aprendizagem, apontam também limitações, sobretudo no que se refere à infraestrutura tecnológica e à formação docente. Os resultados indicam a importância de novos estudos que aprofundem a análise sobre os efeitos pedagógicos da Realidade Aumentada, bem como a necessidade de políticas de investimento em pesquisa e capacitação, a fim de ampliar o uso crítico e eficaz dessa tecnologia no contexto escolar.
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