LETRAMENTO DIGITAL: UMA NECESSIDADE PARA USO DA IA NO SETOR CORPORATIVO

Autores

  • Ana Paula de Souza e Silva Simões

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-281

Palavras-chave:

Letramento Digital, Inteligência Artificial, Competências Profissionais, Setor Corporativo

Resumo

A transformação digital acelerada e a crescente adoção de tecnologias de inteligência artificial no setor corporativo redefinem processos produtivos, modelos de negócios e competências profissionais exigidas no mundo do trabalho contemporâneo. A integração de sistemas de inteligência artificial em ambientes organizacionais ocorre frequentemente sem preparação adequada de profissionais para compreender, utilizar e avaliar criticamente essas tecnologias. Este estudo analisa o letramento digital como necessidade fundamental para uso efetivo e responsável da inteligência artificial no setor corporativo, examinando competências requeridas, lacunas de formação profissional e estratégias organizacionais de desenvolvimento de capacidades digitais. A metodologia adota abordagem mista de natureza aplicada, com objetivo exploratório-descritivo, utilizando questionários estruturados, entrevistas semiestruturadas, grupos focais e análise documental. Os resultados evidenciam quatro dimensões centrais: competências técnicas, analíticas e éticas de letramento digital necessárias para uso de inteligência artificial; lacunas significativas de formação profissional com preparação insuficiente durante educação formal; estratégias organizacionais de capacitação que enfrentam desafios de recursos e contextualização; e implicações do letramento digital para desempenho organizacional e uso responsável de tecnologias. As conclusões indicam que o letramento digital constitui requisito fundamental para participação efetiva em mercados de trabalho digitalizados, exigindo transformações de sistemas educacionais, programas de capacitação e culturas organizacionais que valorizem aprendizagem contínua e uso ético de inteligência artificial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AHMAD, T. Scenario based approach to re imagining future of higher education which prepares students for the future of work. Higher Education Skills and Work Based Learning, v. 10, n. 1, p. 217 238, 2019. DOI: https://doi.org/10.1108/heswbl-12-2018-0136.

CARVALHO, A. Inteligência artificial: riscos, e uso responsável. Estudos Avançados, v. 35, n. 101, p. 21 36, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.003.

FARIAS-GAYTAN, S.; AGUADED, I.; SOLEDAD, M. Transformation and digital literacy: systematic literature mapping. Education and Information Technologies, v. 27, n. 2, p. 1417 1437, 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-021-10624-x.

FRANÇA, G. et al. Aplicação de storytelling na gestão do conhecimento. Revista Ibero Americana de Ciência da Informação, v. 14, n. 3, p. 968 988, 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37842.

ORDÓÑEZ, M.; GONZÁLEZ ZABALA, M. Caracterización de marcos de referencia que apoyan la implementación del gobierno de datos. Investigación e Innovación en Ingenierías, v. 9, n. 2, p. 42 58, 2021. DOI: https://doi.org/10.17081/invinno.9.2.4467.

HWANG, H.; LIU, C.; QIN, C. Development and validation of a digital literacy scale in the artificial intelligence era. KSII Transactions on Internet and Information Systems, v. 17, n. 8, 2023. DOI: https://doi.org/10.3837/tiis.2023.08.016.

JACOCIUNAS, T.; VERSCHOORE, J.; MONTICELLI, J. Digital transformation of higher education institutions. Revista Internacional de Educação Superior, v. 10, e024036, 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8665499.

KUBOTA, L.; ROSA, M. Internet das coisas no Brasil: análise e recomendação de políticas com ênfase no agronegócio. TD, p. 1 45, 2023. DOI: https://doi.org/10.38116/td2867.

NUNES, A.; MONTOYA, D.; KEMPNER, T. Alternativas para a proteção de dados na utilização das redes sem fio aplicadas à indústria. 2023. DOI: https://doi.org/10.5753/eri-mt.2023.236339.

POROCA, F. O sistema SAP S/4HANA e a transformação digital nas organizações. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, p. 54 77, 2023. DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/tecnologia/transformacao-digital.

DAI, W. Digital literacy education: a new approach to cultivating 21st century key competencies. Journal of Basic and Applied Research International, v. 30, n. 5, p. 48 57, 2024. DOI: https://doi.org/10.56557/jobari/2024/v30i58906.

MAGNOLO, T.; WHITAKER, A. As relações de poder com a IA: perspectivas corporativistas no campo da comunicação. Organicom, v. 21, n. 44, p. 55 70, 2024. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2024.220292.

MUKHOPADHYAY, S. Assessing the impact of generative pre trained transformers on AI literacy and public awareness in India. Asian Journal of Information Science and Technology, v. 14, n. 2, p. 50 56, 2024. DOI: https://doi.org/10.70112/ajist-2024.14.2.4293.

CARVALHO, N. Resiliência digital: como hard e soft skills estão redefinindo os profissionais de finanças. IOSR Journal of Business and Management, v. 27, n. 5, p. 70 83, 2025. DOI: https://doi.org/10.9790/487x-2705017083.

COELHO, M. Desinformação, inteligência artificial e educação: desafios epistêmicos e propostas formativas. Revista Caderno Pedagógico, v. 22, n. 12, e20667, 2025. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv22n12-105.

LEITE, V. Framework de geração de valor para transformação em hiperautomação com inteligência artificial. Revista FT, v. 29, n. 150, p. 59 60, 2025. DOI: https://doi.org/10.69849/revistaft/ma10202509261059.

Downloads

Publicado

2025-12-15

Como Citar

Simões, A. P. de S. e S. (2025). LETRAMENTO DIGITAL: UMA NECESSIDADE PARA USO DA IA NO SETOR CORPORATIVO. Revista De Geopolítica, 16(5), e1144. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-281