A COSMOLOGIA INDÍGENA DA DEFICIÊNCIA E O CONCEITO DE "INGERAMENTO": IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL DECOLONIAL NO AMAZONAS

Autores

  • Marcos Lázaro Pereira de Alcântara
  • Hellen Cristina Picanço Simas

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-092

Palavras-chave:

Deficiência, Cosmologia Indígena, Ingeramento, Educação Especial, Interculturalidade Crítica, Decolonialidade, Amazônia

Resumo

Este artigo aprofunda um dos principais resultados da tese de doutorado "Por uma Inclusão com Raízes Originárias: Intersecção entre a Educação Escolar Indígena e a Educação Especial no Amazonas", atualmente em fase final de elaboração para defesa no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O estudo explora as concepções indígenas de deficiência entre os povos Karapãna e Baré da Comunidade Parque das Tribos, no Amazonas. Contrariando o modelo biomédico ocidental, a pesquisa revela uma compreensão holística e espiritual da deficiência, ressignificada pelo conceito de "ingeramento" como um dispositivo cosmo-ontológico nativo. Este "ingeramento" atribui à deficiência um propósito espiritual e de sabedoria, informando práticas de cuidado e inclusão coletivas que desafiam a patologização individual e a medicalização. A análise, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, na Interculturalidade Crítica e na Análise Narrativa, demonstra as implicações teóricas e práticas dessa cosmovisão para a descolonização da Educação Especial, propondo abordagens verdadeiramente interculturais e pluriepistêmicas. O artigo discute como essa perspectiva indígena pode transformar as práticas educacionais, promovendo uma inclusão que valoriza a diversidade como fonte de enriquecimento e conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALCÂNTARA, Marcos Lázaro Pereira de. Por uma Inclusão com Raízes Originárias: intersecção entre a Educação Escolar Indígena e a Educação Especial no Amazonas. 2025. [Número de folhas] f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. (Em fase de defesa).

BANIWA, G. Educação escolar indígena no século XXI: encantos e desencantos. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, Laced, 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm{target="_blank"}. Acesso em: 16 jan. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Narrative inquiry: experience and story in qualitative research. San Francisco: Jossey-Bass, 2000.

CORDEIRO, M. A. S. O ingeramento: um dispositivo cosmo-ontológico nativo. 2018. (Conceito referenciado na tese, que pode ser aprofundado com a fonte original se disponível).

CRESWELL, J. W. Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches. 4th ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2014.

DIEGUES, A. C. S. Etnoconservação da natureza: enfoques alternativos. São Paulo: HUCITEC/NUPAUB, 2000.

JODELET, D. As representações sociais. Tradução de Joaquim J. M. Costa. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

JODELET, D. Les représentations sociales. Paris: PUF, 1989.

LABOV, W. Language in the Inner City: Studies in the Black English Vernacular. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

MUSTAFA, A. R. As línguas étnicas no Parque das Tribos em Manaus: um estudo etnolinguístico nos espaços culturais indígenas. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018. Disponível em: www.ri.uea.edu.br. Acesso em 30 mai. 2025.

SÁ, M. A. Educação e escolarização da criança indígena com deficiência em Terra Indígena Araribá. 2015. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

SASSAKI, R. K. Causa, impedimento, deficiência e incapacidade, segundo a inclusão. Revista Reação, São Paulo, ano XIV, n. 87, p. 14-16, jul./ago. 2012.

SIMAS, H. C. P.; PEREIRA, R. C. M. Desafios da educação escolar indígena. Revista Escrita, Rio de Janeiro, n. 11, v. 1, 2010.

WALSH, C. Interculturalidad crítica y educación intercultural. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2010.

WALSH, C. Interculturalidade crítica e educação intercultural. In: CANDAU, V. M. (Org.). Educação intercultural: experiências e reflexões. Petrópolis: Vozes, 2009.

Downloads

Publicado

2025-09-29

Como Citar

de Alcântara, M. L. P., & Simas, H. C. P. (2025). A COSMOLOGIA INDÍGENA DA DEFICIÊNCIA E O CONCEITO DE "INGERAMENTO": IMPLICAÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL DECOLONIAL NO AMAZONAS. Revista De Geopolítica, 16(4), e733. https://doi.org/10.56238/revgeov16n4-092