METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Adriano Aparecido da Silva
  • Alexsandro Silva Mateus
  • Cheila Cecília Leão Ribeiro Peres
  • Edinalva Barboza de Queiroz
  • Jean Pablo Nery
  • Roberto Cabral dos Santos
  • Verônica Daniela Gomes de Lima
  • Yasmin Giovanna Santos Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-005

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Disciplinas, Ensino-Aprendizagem, Ensino Médio

Resumo

As metodologias ativas no ensino-aprendizagem das disciplinas que compõem o Ensino Médio podem ser vistas como significativa é uma estratégia de ensino, por vezes influenciada pelo uso das novas tecnologias, que se caracterizam por inserir o estudante no centro do processo a partir de discussões, interações, atividades de análise, síntese e avaliação no sentido de solucionar problemas. Assim, o aprendizado sobre a rotina escolar carece levar á imprescindibilidade de ter um olhar voltado á compreensão da realidade por meio de concepções agregadas e entrelaçadas. Novas abordagens estão sendo demandadas na atualidade e é fundamental que os professores tenham a possibilidade de conhecer diferentes métodos e recursos tecnológicos que possam vir a ser utilizados no ensino na educação básica. O Objetivo geral deste trabalho culminou em destacar a relevância que há do professor fazer uso em suas aulas, das Metodologias Ativas, em todas as disciplinas do Ensino Médio. A metodologia que estrutura esse trabalho encontra-se disposto em formato de Revisão de Literatura, de cunho qualitativo, de natureza básica e livre, sob um diálogo exploratório-bibliográfico, com os autores das pesquisas aprofundadas. Portanto, ao término desse estudo, concluiu-se o quão torna-se imprescindível que o docente busque encontrar novos caminhos, galgando os passos da compreensão, da elucidação e da objetividade que abarcam uma educação de qualidade, com requintes de equidade e de igualdade para todos, é despir sua analogia, no contexto em que se encontra. 

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Publicado

2025-10-08

Como Citar

da Silva, A. A., Mateus, A. S., Peres, C. C. L. R., de Queiroz, E. B., Nery, J. P., dos Santos, R. C., de Lima, V. D. G., & Carvalho, Y. G. S. (2025). METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO. Revista De Geopolítica, 16(5), e744. https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-005