LÍNGUA INGLESA NO CAMPO: RELATANDO OS DESAFIOS DE ENSINAR INGLÊS EM UMA COMUNIDADE DE ITIÚBA-BA EM MEIO A TABUS CULTURAIS ENRAIZADOS

Autores

  • Rafael Meirelles da Costa
  • Raimunda Pereira da Silva
  • Braz josé do Nascimento Júnior
  • Edivânia Rosa de Sá
  • Silvana Maria do Socorro Andrade Santos
  • Fernanda Maiara Mendes Silva
  • Misael Oliveira da Silva
  • Dara Santos Almeida

DOI:

https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-015

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa, Contextos Campesinos, Identidade e Cultura

Resumo

O presente trabalho relata os desafios no ensino da língua inglesa em uma escola da rede pública municipal no povoado de Jacurici da Leste, localizado no munícipio de Itiúba, Bahia, cidade pertencente ao Território do Sisal do semiárido nordestino. Além disso, com o intuito de versar sobre a tentativa de estabelecer uma relação de interculturalidade através língua estrangeira. Para tanto, a pesquisa é de cunho qualitativo e se consolidou como pesquisa-ação, visto que houve uma interlocução, (re)construção de conhecimentos diversos entre os atores da pesquisa permitindo o diagnóstico, participação, experimento, o empirismo e a produção científica tendo como base a subjetividade. Dessa forma, ponderou-se reflexões acerca dos aspectos socioemocionais que podem envolver o aprendizado de uma segunda língua, entendendo que é possível estabelecer um elo entre o contexto histórico-social-cultural dos indivíduos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem.

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Publicado

2025-10-14

Como Citar

da Costa , R. M., da Silva , R. P., do Nascimento Júnior , B. josé, de Sá , E. R., Santos , S. M. do S. A., Silva , F. M. M., da Silva , M. O., & Almeida , D. S. (2025). LÍNGUA INGLESA NO CAMPO: RELATANDO OS DESAFIOS DE ENSINAR INGLÊS EM UMA COMUNIDADE DE ITIÚBA-BA EM MEIO A TABUS CULTURAIS ENRAIZADOS. Revista De Geopolítica, 16(5), e768 . https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-015