A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA PARA O ENSINO: DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NO ENSINO, PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.56238/revgeov16n5-029Palavras-chave:
Tecnologias Integradas, Sala de Aula, Cultura Digital, Educação Século XXIResumo
O respectivo estudo possui por objetivo geral, refletir sobre o uso das Tecnologias integradas em sala de aula e sua relação com a cultura digital. Assim, acredita-se que a Educação do Século XXI ganhadestaque no papel da educação contemporânea se estiver relacionada com as novas Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar por abarcar inúmeras vantagens, como por exemplo, uma melhor qualidade no processo de ensino-aprendizado, despertando o interesse dos alunos pelos conteúdos curriculares.Contudo, faz-se relevante ressaltar que a educação no campo escolar de modo geral é vista uma área que demanda profissionais qualificados aos quais podem utilizar dos meios e tecnologias integradasatuais, para despertar cada vez mais o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Destarte, acredita-se que no contexto escolar, o foco principal seja o ensino-aprendizado do aluno, onde o professor possui função de suma importância, frente às suas práticas pedagógicas, sendo um importante mediador, necessitando-se assim, observar quais são os momentos mais propícios para utilizar essas ferramentas digitais, como forma de auxílio pedagógico em sala de aula. O procedimento metodológico que estrutura esse trabalho encontra-se disposto em formato de Revisão de Literatura, de natureza qualitativa e livre, sob um diálogo exploratório-bibliográfico, com os autores das pesquisas aprofundadas. Ao término desse estudo pode-se concluir que o auxílio das Tecnologias integradas em sala de aula e sua relação com a cultura digital podem contribuir de forma muito significativa para o sucesso da Educação do Século XXI, pois permite instigar nos educandos, um potencial que poderá diminuir o provável medo de descobrir/conhecer/participar e se interessar, medo esse que possivelmente possa ter vindo de metodologias didáticas em suma, vistas como entediantes e tradicionais.
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